Publicado em: 20/04/2024 18:17:30
É com enorme alegria que o Grupo de Pesquisa em Inovação Educacional, Formação e Desenvolvimento Profissional (G-PIEFORD/CNPq/Unir) parabeniza os(as) seus(suas) integrantes que submeteram trabalhos, em formato de resumo expandido, para o XI Seminário Internacional Educa, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e 38ª Semana da Pedagogia, promovido pelo Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, do Campus de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (Daced-PVH/Unir). O evento ocorrerá de 23 a 26 de abril de 2024.
Ao todo foram 20 (vinte) trabalhos aprovados, sendo 10 (dez) da área de Políticas e Gestão Educacional, 9 (nove) da área de Formação e Práticas Docentes e 1 (um) da área de Currículo, Identidade e Diferenças. Serão 13 (treze) trabalhos na Modalidade – Comunicação de Pesquisa – e 7 (sete) na Modalidade – Relato de Experiência. Todos eles foram orientados pelo Prof. Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, líder do G-PIEFORD, Docente Permanente do PPGE, PPGEEProf, Professor do Daced-PVH e Diretor de Pesquisa da PROPesq/Unir.
Destacamos o compromisso social do Grupo de Pesquisa para com a produção e socialização do conhecimento acadêmico-científico das Ciências Humanas e Ciências Exatas e da Terra, especialmente as áreas de Educação e Educação Matemática, de modo a trazer reflexões, contribuições e potencialidades de transformação da realidade da educação básica, superior e espaços não-formais.
Os temas de pesquisa foram relacionados à Internacionalização da Educação Superior, Políticas de Educação Superior e Pedagogia Universitária, Acompanhamento de Egressos, Formação e Aprendizagem no contexto da Educação Matemática, Políticas, Gestão Educacional e Formação de Professores da Educação Básica. Cabe destacar que as produções foram decorrentes dos projetos de pesquisa vinculados ao grupo, seja por meio dos estudos de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico, mestrado acadêmico ou profissional, bem como os coordenados pelo líder.
Ressaltamos a importância do trabalho coletivo e integração entre estudantes de graduação e mestrado (acadêmico e profissional). A profissionalização de jovens pesquisadores para o campo científico é um dos pilares da formação acadêmica na educação superior, no contexto da pesquisa. Por isso, o G-PIEFORD valoriza e incentiva a participação efetiva de seus membros nos eventos científicos, especialmente, os promovidos pela nossa instituição.
Parabéns, G-PIEFORD!
Líder do G-PIEFORD/CNPq/Unir e Professor Orientador
Prof. Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
Estudantes do Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE/Unir
Profa. Esp. Andréa Batista de Oliveira Sá
Profa. Esp. Élita da Silva Cavalcante
Profa. Esp. Magali Cristiane Ferreira Novais
Profa. Esp. Rita de Cássia Alves de Souza
Estudantes do Mestrado Profissional em Educação Escolar – PPGEEProf/Unir
Prof. Esp. José Luiz Barbosa de Castro
Profa. Esp. Zenilde Ferreira da Silva Melo
Estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Daced-PVH/Unir
Bolsistas de Iniciação Científica – Pibic/CNPq
Acadêmica Anaile Cristiane Vieira de Melo Batista
Acadêmica Érica Siane Faial Nogueira
Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico – Pibiti/CNPq
Acadêmica Andrezza Karolynne Lima de Menezes
Integrante do G-PIEFORD
Profa. Esp. Gabriele da Silva Rosa
Na sequência, vejamos os trabalhos aprovados:
ÁREA DE POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAL |
||||
Trabalho |
Título |
Autores |
Modalidade |
Unidades (Unir) |
01 |
Tendências e desafios na internacionalização da educação superior: uma análise de teses de doutorado produzidas na Região Amazônica Brasileira |
Anaile Cristine Vieira de Melo Batista Magali Cristiane Ferreira Novais Andrezza Karolynne Lima de Menezes Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
Daced-PVH DPesq PPGE |
02 |
A internacionalização da educação superior na Região Amazônica Brasileira: análise de dissertações |
Anaile Cristine Vieira de Melo Batista Magali Cristiane Ferreira Novais Andrezza Karolynne Lima de Menezes Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
Daced-PVH DPesq PPGE |
03 |
A internacionalização da educação superior: análise da realidade da Universidade Federal de Rondônia (Unir) |
Magali Cristiane Ferreira Novais Anaile Cristine Vieira de Melo Batista Érica Siane Faial Nogueira Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
Daced-PVH DPesq PPGE |
04 |
Insucesso acadêmico na educação superior: realidades e perspectivas para o Curso de Licenciatura em Pedagogia |
Érica Siane Faial Nogueira Magali Cristiane Ferreira Novais José Luiz Barbosa de Castro Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
Daced-PVH DPesq PPGE PPGEEProf |
05 |
Trabalho e saúde docente: intervenção no contexto escolar através de projeto de extensão universitária |
Gabrielle da Silva Rosa José Luiz Barbosa de Castro Zenilde Ferreira da Silva Melo Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Relato de Experiência |
DEPMed DPesq PPGEEProf |
06 |
O Programa Alfabetiza Porto Velho no âmbito do 1° ano do ensino fundamental: resultados das escolas urbanas da Zona Norte |
Andréa Batista de Oliveira Sá Élita da Silva Cavalcante Rita de Cássia Alves de Souza Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
DPesq PPGE |
07 |
Reflexões sobre o papel do gestor escolar da rede pública: um olhar para a educação básica |
Andréa Batista de Oliveira Sá Rita de Cássia Alves de Souza Élita da Silva Cavalcante Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
DPesq PPGE |
08 |
Políticas de inclusão no contexto educacional: perspectivas para a educação inclusiva no século XXI |
Rita de Cássia Alves de Souza Andréa Batista de Oliveira Sá Élita da Silva Cavalcante Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
DPesq PPGE |
09 |
Egressos dos cursos de licenciatura: panorama das teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu no brasil (2013 - 2017) |
Érica Siane Faial Nogueira Magali Cristiane Ferreira Novais Zenilde Ferreira da Silva Melo Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
Daced-PVH DPesq PPGE PPGEEProf |
10 |
Internacionalização da Educação Superior na Amazônia Ocidental: análise da produção acadêmica nos Institutos Federais (2005-2024) |
Magali Cristiane Ferreira Novais Anaile Cristine Vieira de Melo Batista Érica Siane Faial Nogueira Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
Daced-PVH DPesq PPGE
|
ÁREA DE FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES |
||||
11 |
Paródia como recurso pedagógico no ensino de história: a experiência da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião – Porto Velho/Rondônia |
Zenilde Ferreira da Silva Melo José Luiz Barbosa de Castro Gabrielle da Silva Rosa Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Relato de Experiência |
DEPMed DPesq PPGEEProf |
12 |
Plano Educacional Individualizado (PEI): perspectivas para a formação de professores e práticas docentes |
Élita da Silva Cavalcante Andréa Batista de Oliveira Sá Rita de Cássia Alves de Souza Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
DPesq PPGE |
13 |
Plano Educacional Individualizado (PEI): perspectivas para a formação de professores e práticas docentes |
Élita da Silva Cavalcante Andréa Batista de Oliveira Sá Rita de Cássia Alves de Souza Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
DPesq PPGE |
14 |
Alfabetização matemática e Teoria Antropológica do Didático: percepções de docentes de uma escola de Manaus no contexto da educação inclusiva |
José Luiz Barbosa de Castro Zenilde Ferreira da Silva Melo Gabrielle da Silva Rosa Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Relato de Experiência |
DEPMed DPesq PPGEEProf |
15 |
O uso das tecnologias musicais na Educação de Jovens e Adultos |
Andrezza Karolynne Lima de Menezes José Luiz Barbosa de Castro Zenilde Ferreira da Silva Melo Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Relato de Experiência |
Daced-PVH DPesq PPGEEProf |
16 |
Docência universitária: a experiência de uma prática pedagógica na disciplina de Ciências Naturais no Curso de Enfermagem |
Gabrielle da Silva Rosa José Luiz Barbosa de Castro Zenilde Ferreira da Silva Melo Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Relato de Experiência |
DEPMed DPesq PPGEEProf |
17 |
Pesquisa documental sobre matemática e tecnologias nos dispositivos legais da Semed-PVH/RO e Seduc/RO: resultados preliminares a partir do projeto Pibiti/CNPq/Unir |
Andrezza Karolynne Lima de Menezes José Luiz Barbosa de Castro Zenilde Ferreira da Silva Melo Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
Daced-PVH DPesq PPGEEProf |
18 |
O Google Drive como ferramenta digital para o planejamento docente compartilhado no ensino fundamental: a experiência da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião – Porto Velho/Rondônia |
Zenilde Ferreira da Silva Melo José Luiz Barbosa de Castro Gabrielle da Silva Rosa Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Relato de Experiência |
DEPMed DPesq PPGEEProf |
19 |
Educação financeira no ambiente escolar: o papel pedagógico da ludicidade no ensino fundamental |
José Luiz Barbosa de Castro Gabrielle da Silva Rosa Zenilde Ferreira da Silva Melo Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Relato de Experiência |
DEPMed DPesq PPGEEProf |
ÁREA DE CURRÍCULO, IDENTIDADE E DIFERENÇAS |
||||
20 |
O currículo oculto na educação: desafios e influências invisíveis na formação do estudante |
Rita de Cássia Alves de Souza Andréa Batista de Oliveira Sá Élita da Silva Cavalcante Guilherme Mendes Tomaz dos Santos |
Comunicação de Pesquisa |
DPesq PPGE |
Por fim, desejamos sucesso aos participantes em suas apresentações dos trabalhos. Que seja um momento de aprendizagem, interações e ampliação do repertório de conhecimento, a partir das experiências geradas e de outros trabalhos integrantes ao evento.
Fonte: G-PIEFORD/CNPq/UNIR