(2023 - Atual) Canal da Docência Assistida/UFRN no YouTube: recurso didático-pedagógico para aprofundamento de temáticas pertinentes à docência universitária
Descrição: O presente projeto de extensão tem por objetivo geral contribuir para a formação de estagiários de docência assistida vinculados aos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)no âmbito da docência universitária. Este projeto não é novo no sentido de ser inédito, até porque já submetemos à PROEX, no ano de 2021, o projeto intitulado ?Docência no Ensino Superior: reflexões para a formação do (futuro) professor universitário?, com o mesmo objetivo. Mas, mesmo tendo realizado o relatório do referido projeto, ele (o projeto) continuou forte, ou seja, sua execução continuou, uma vez que o objetivo geral continuou sendo cumprido, à medida que professores e/ou pesquisadores nacionais e estrangeiros das diferentes áreas do conhecimento que atuam como docentes universitários em diferentes espaços institucionais socializaram seus conhecimentos no canal digital da Docência Assistida vinculada à Coordenação Pedagógica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN (CP/PPG/UFRN) presente no YouTube. Posto isto, este canal serve como recurso didático-pedagógico para aprofundamento de temáticas pertinentes à docência universitária para professores universitários em exercício e em formação, além de utilização de tais produções em disciplinas deformação pedagógica na pós-graduação Stricto Sensu. Pauta-se sob o viés da internacionalização em casa(BARANZELLI, 2019; MOROSINI, 2018; MOROSINI; NASCIMENTO, 2017; SANTOS; REIS, 2020) uma vez que contempla a participação de convidados estrangeiros e produções em outros idiomas, mas também pauta-se na aproximação das pesquisas de professores nacionais que tratam da temática. Por conseguinte, entende-se que o presente canal digital no YouTube serve e tem potencial para continuar servindo como um espaço didático-formativo para a educação superior, uma vez que, com quase 1000 seguidores em seu um ano de existência contribui fortemente para a reflexão da docência e potencializa a formação pós-graduada dos estagiários de docência assistida da UFRN e, por extensão, externos à instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (9) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Integrante / Esther Caldiño Mérida - Integrante / Liliane dos Santos Gutierre - Coordenador / Alcio Farias de Azevedo - Integrante / Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães - Integrante / Érika dos Reis Gusmão Andrade - Integrante / Fernanda Nervo Faffin - Integrante / Geórgia Cristiane Rodrigues - Integrante / Wguineuma Pereira Avelino Cardoso - Integrante / Raene Galvão Farias - Integrante / Anildo Soares Flôr - Integrante / Sayonara Cristina de Oliveira Magalhães - Integrante / Adriana Breda - Integrante / Rubens Marimbondo do Nascimento - Integrante / Maria da Conceição dos Santos - Integrante / Luís Fernando Mesquita de Lima - Integrante / Kaline Marins Araújo - Integrante / Jefferson Alexandre do Nascimento - Integrante / Robert David Fernandes de Sousa - Integrante / Tiely Virgínio da Hora Lima - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.