PIBIC/CNPq (Edital Nº 001/PROPESQ/UNIR 2022): Acompanhamento de egressos dos cursos de licenciatura do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (DACED-PVH/UNIR): um estudo prospectivo
Descrição: O presente projeto de pesquisa se caracteriza como uma investigação de natureza básica, com abordagem quanti-qualitativa, com objetivo exploratório-descritivo e tendo a pesquisa documental como procedimento técnico. Deste modo, temos como objetivo geral prospectar indicadores relacionados ao acesso, trajetória, evasão/abandono e conclusão dos egressos dos cursos de licenciatura do Departamento de Ciências da Educação do Campus de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (DACED-PVH/UNIR), que ingressaram no período de 2013 a 2017, de modo a criar um panorama do percurso estudantil da vida universitária para potencializar a política institucional de acompanhamento de egressos da UNIR. Já os objetivos específicos são: a) Analisar a organização didático-pedagógica e estrutura administrativa e acadêmica dos cursos de licenciatura presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC?s) do DACED-PVH/UNIR; b) Identificar os estudantes ingressantes nos cursos de licenciatura do DACED-PVH/UNIR de 2013 até o ano de 2017; c) Levantar os indicadores dos estudantes ingressantes nos cursos de licenciatura do DACED-PVH/UNIR de 2013 até o ano de 2017 no que tange às formas de ingresso (acesso), tempo de titulação, evasão/abandono, taxas de sucesso e fracasso (reprovação) nas disciplinas do curso; d) Mapear os resultados obtidos pelos estudantes ingressantes nos cursos de licenciatura do DACED-PVH/UNIR de 2013 até o ano de 2017 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE); e) Mapear a participação estudantes ingressantes nos cursos de licenciatura do DACED-PVH/UNIR de 2013 até o ano de 2017 nos projetos de ensino, pesquisa e extensão na universidade. Para a abordagem quantitativa, utilizaremos a estatística descritiva para a análise dos dados. Já para a parte qualitativa, faremos uso da análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para interpretar os eixos temáticos emergentes do corpus. Deste modo, com a realização desta pesquisa, espera-se que a mesma possa gerar os seguintes resultados: a) Criação de um banco de dados sobre os egressos; b) Reflexão sobre os indicadores da vida do estudante universitário egresso do DACED-PVH-UNIR; c) Criação de uma política institucional sobre acompanhamento de egressos do DACED-PVH/UNIR; d) Produção de reflexões e indicadores para se pensar a política de acompanhamento de egressos no Núcleo de Ciências Humanas (NCH) e na UNIR..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Coordenador / Esther Caldiño Mérida - Integrante / Ane Patricia Viana José de Mira - Integrante / Wibison Menezes Silva - Integrante / Edwin Lamberto Flores Rangel - Integrante / Meirilene Alves Fernandes - Integrante / Avanilde Kemczinski - Integrante / Tharyck Dryely Nunes Rodrigues Fontineles - Integrante / Beatriz Smilax Bezerra Silva - Integrante / Erica Siane Faial Nogueira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
PIBIC/CNPq (Edital Nº 001/PIBIC/DPESQ/PROPESQ/UNIR 2022): Estado do Conhecimento sobre Internacionalização da Educação Superior na Região Amazônica Brasileira (2001-2020)
Descrição: O presente projeto de pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de natureza básica, com abordagem quanti-qualitativa, com objetivo exploratório-descritivo e tendo o estado de conhecimento como procedimento técnico. Deste modo, temos como objetivo geral analisar as temáticas atinentes à internacionalização da educação superior contempladas nas dissertações e teses, defendidas em programas de pós-graduação stricto sensu da Região Amazônica Brasileira, no espaço temporal de 2001 a 2020, identificando de que forma as reflexões produzidas pelos autores desses estudos sobre tais temáticas refletiram em contribuições, ações e estratégias para o contexto universitário. Já os objetivos específicos são: a) Mapear as teses e dissertações presentes no Catálogo Digital de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CDTD/CAPES) no período de 2001 a 2020; b) Identificar de que forma a internacionalização da educação superior vem sendo desenvolvida nos estudos acadêmico-científicos da pós-graduação stricto sensu nacional no âmbito da Região Amazônica Brasileira; c) Descrever as contribuições, ações e estratégias de internacionalização presentes nas teses e dissertações no âmbito da Região Amazônica Brasileira no contexto da educação superior. Para a abordagem quantitativa, utilizaremos a estatística descritiva para a análise dos dados, por meio de medidas de tendência central ? média, moda e mediana ?, bem como a utilização de tabelas e gráficos para representação dos dados emergentes resultantes do corpus analítico-investigativo do estudo. Já para a parte qualitativa, faremos uso da análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para interpretar os eixos temáticos emergentes do corpus. Em relação às fases do estudo, teremos 3 grandes fases. A primeira, será para a formação técnica da equipe de trabalho sobre os referenciais acerca da internacionalização e da produção de estados de conhecimento. Para isso, serão realizadas reuniões periódicas para organização do projeto, dos métodos de trabalho e divisão de tarefas, discussões sobre a base teórico-epistemológica da investigação em tela. Já a segunda, será composta por duas subfases, pois considerando a possibilidade de termos dois bolsistas de iniciação científica para o projeto, uma subfase será relacionada para a captação do corpus acerca da Região Amazônica Ocidental, que contempla os Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. A outra subfase será destinada para a captação do corpus da Região Amazônica Oriental, que contempla os Estados do Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Nesta segunda fase será o momento de seleção das teses e dissertações que integrarão cada Região Amazônica e que farão parte do processo analítico. Para isso, após a criação de um banco de dados dividido por Estado, Área do Conhecimento, Instituição, Ano de Defesa, Eixo da Internacionalização, far-se-ão gráficos, tabelas e demais métricas quantitativas para a parte quantitativa do estudo. Já para a parte qualitativa, será realizada a leitura dos trabalhos a partir dos resumos e na íntegra, para a organização dos eixos temáticos. Ainda nesta segunda fase, serão produzidos resultados parciais sobre os achados da pesquisa para socialização em veículos especializados e institucionais (se possível), seja em eventos, periódicos, capítulos de livro e/ou livro/e-book, para divulgação da pesquisa. Por fim, a terceira e última fase do estudo, será composta pela reunião dos dados encontrados acerca da Região Amazônica Ocidental e Oriental para a constituição de um estado de conhecimento geral sobre a Região Amazônica Brasileira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Coordenador / Esther Caldiño Mérida - Integrante / Ane Patricia Viana José de Mira - Integrante / Wibison Menezes Silva - Integrante / Edwin Lamberto Flores Rangel - Integrante / Meirilene Alves Fernandes - Integrante / Avanilde Kemczinski - Integrante / Jefferson Gustavo dos Santos Campos - Integrante / Anaile Cristina Vieira de Melo Batista - Integrante / Andréa Batista de Oliveira Sá - Integrante / Élita Cavalcante - Integrante / Rita de Cássia Alves de Souza - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Internacionalização da Educação Básica e Superior: implementação e desenvolvimento de ações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ibirité
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo implementar e desenvolver ações de internacionalização da educação básica e superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais ? IFMG Campus Ibirité, de modo a impulsionar o currículo e formação da comunidade acadêmica para um viés internacional. Deste modo, trata-se de um estudo quanti-qualitativo, com objetivo exploratório-descritivo e que tem a pesquisa-ação como procedimento técnico. Para tanto, o projeto é composto por seis fases. A primeira fase consiste na reunião, organização e planejamento dos objetivos institucionais para pensar em ações e implementação da internacionalização no IFMG ? Campus Ibirité com o grupo gestor e docente. A segunda fase está proposta na aplicação de um questionário sociodemográfico com os servidores da referida instituição para compreender a concepção deles acerca da temática em tela. A terceira fase está projetada para a organização de um evento científico para os servidores do IFMG acerca da internacionalização e a criação do Grupo de Estudos sobre Internacionalização da Educação Básica e Superior ? GEIEBES. A quarta fase consiste no desenvolvimento das ações do GEIEBES: a) estudar metodologias sobre a temática; b) mapear possibilidades para a internacionalização da educação básica e superior no contexto do IFMG - Campus Ibirité; c) elaborar cronograma de implementações de ações de internacionalização; d) aplicar as possíveis ações dentro da realidade institucional; e) refletir sobre os desafios, possibilidades e perspectivas sobre as ações executadas. A quinta fase consiste na sistematização das ações/resultados, de modo a apresentar e socializar os dados com a comunidade acadêmica interna e externa por meio de seminários, oficinas de extensão, reuniões com o grupo gestor, docente e administrativo, dentre outras. Por fim, a sexta e última fase refere-se à socialização dos resultados gerados por meio da produção de materiais para publicações em veículos qualificados, seja em periódicos, livros/e-books, capítulos de livros, entre outros. Destaca-se que a previsão de conclusão do projeto está prevista para outubro de 2022, mas há a possibilidade de prorrogação. Como principais resultados esperados, almeja-se: a) a sensibilização da comunidade acadêmica em relação à temática; b) a promoção de ações voltadas à internacionalização de modo que se impacte no currículo da educação básica e superior; c) a percepção e aplicação de ações de internacionalização em diferentes contextos e perspectivas, valorizando a internacionalização em casa; d) incentive o movimento institucional para uma efetiva implementação da internacionalização como uma missão do IFMG - Campus Ibirité em suas ações formativas da comunidade acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Coordenador / Esther Caldiño Mérida - Integrante / Alma Rosa Hernández Mondragón - Integrante / Mariana Moya González - Integrante / Adriana Andrade Frich - Integrante / Júlio Paulo Cabral dos Reis - Integrante / Betânia Leite Ramalho - Integrante / Alicia Rivera Morales - Integrante / Edwin Lamberto Flores Rangel - Integrante / Maria Aparecida de Oliveira Lopes - Integrante / Oiti José de Paula - Integrante / Ana Cristina Magalhães Costa - Integrante.
Itinerâncias formativas com mini-histórias: provocando experiências e registros pedagógicos
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elaine Conte em 17/10/2019.
Descrição: Projeto aprovado no Edital FAPERGS 05/2019 - PROGRAMA PESQUISADOR GAÚCHO-PQG. O projeto de pesquisa ?Itinerâncias Formativas com Mini-Histórias: provocando experiências e registros pedagógicos? busca repensar a prática pedagógica da Educação Infantil, a partir da construção de mini-histórias, tendo em vista a necessidade de propor um modelo de formação sensível à elaboração de experiências coletivas na Educação Infantil. A ideia é investigar, a partir do confronto de algumas experiências concretas com o legado teórico acumulado, de que forma a construção de saberes na Educação Infantil é desenvolvida e potencializada em práticas narradas por imagens e textos, auxiliando no estabelecimento de ações conjuntas entre o Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq) e os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, com vistas a construção coletiva de mini-histórias. Ao debater sobre as mini-histórias à construção de uma Pedagogia das imagens culturais e à apropriação de sentidos com as diferentes linguagens produzidas nas interações infantis, despertamos a importância dos registros pedagógicos dos professores que visibilizam as intercomunicações e os vínculos formativos (crianças, famílias, escolas), para o desenvolvimento de conhecimentos e a produção de memórias escolares das crianças. As mini-histórias carregam marcas de diferentes ações performatizadas por imagens e histórias, apoiando as relações no círculo dos participantes, materializando formas de agir no mundo à autocompreensão das crianças em coautoria com os professores. Trata-se de uma pesquisa-formação com os professores de quatro escolas da região metropolitana de Porto Alegre, que busca, fundamentalmente, respostas ao seguinte questionamento: Como trabalhar pedagogicamente a construção de conhecimentos coletivos na Educação Infantil se, ao mesmo tempo, há uma impossibilidade da sua representação em forma de documentação pedagógica? Pretende-se estabelecer a relação entre teoria e prática pedagógica, por meio do assessoramento aos professores das escolas de Educação Infantil, engajando os professores em discussões sobre arte, educação, imagens culturais, documentação pedagógica, roteirização, autonomia, produção de mini-histórias e formação pedagógica. Afinal, vive-se uma época que requer a adoção de diferentes posturas no campo da formação humanas e social desde a Educação Infantil e novas sensibilidades para com as crianças e as formas de pensar a educação no decorrer dos processos de ensino, aqui propostos pela construção colaborativa de obras e registros - as mini-histórias. Tais possibilidades pedagógicas não requerem uma estrutura curricular, mas implicam começar a pensar a infância como participação com a criança no ato de brincar, divertir-se, aprender, explorar o mundo, interagir, ter empatia, ouvir o outro, expressar-se, avaliar e resolver problemas, desenvolver coragem, autonomia, estímulo, criatividade, ações interdependentes e solidárias que geram a imaginação criadora. O presente projeto de pesquisa visa aprofundar a condição normativa e expressiva da Educação Infantil, em seu compromisso de pensar a atualidade, no sentido de voltar-se criticamente para o momento presente e apoiar os professores nos registros das produções de memórias das crianças em suas diferentes experiências e aprendizagens sociais na escola. A proposta é de vincular a experiência estético-expressiva da Educação Infantil com oficinas pedagógicas para pensar um modelo de formação sensível, que se constitui a partir dos registros de mini-histórias , sendo possível criar roteiros e aprofundar os saberes do cotidiano escolar, no sentido do saber-expressar da criança em coautoria com os registros dos professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Integrante / Ane Patricia Viana José de Mira - Integrante / Natália Borba Pugens - Integrante / Elaine Conte - Coordenador / Adilson Cristiano Habowski - Integrante / Juliane de Almeida Piedade - Integrante / Maria Edilene de Paula Kobolt - Integrante / Catia Piccolo Viero Devechi - Integrante / Helen Rose Flores de Flores - Integrante / Cristiele Borges dos Santos - Integrante / Miriam Benites Rios - Integrante / Márcia Regina Nunes de Oliveira - Integrante / Carla Milbradt - Integrante / Lia Schulz - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.