(2021 - 2021) Docência no Ensino Superior: reflexões para a formação do (futuro) professor universitário
Descrição: O presente projeto de extensão tem por objetivo geral contribuir para a formação de estagiários de docência assistida vinculados aos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no âmbito da docência universitária e revelar suas inter-relações em diferentes contextos para a reflexão e atuação deles na educação superior. Para tanto, o projeto destina-se à produção audiovisual realizada por professores e/ou pesquisadores nacionais e estrangeiros das diferentes áreas do conhecimento que atuam como docentes universitários em diferentes espaços institucionais, bem como os estagiários e/ou ex-estagiários de docência assistida da UFRN. A proposta visa socializar tais produções no canal digital da Docência Assistida vinculada à Coordenadoria Pedagógica de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN (CP/PPG/UFRN) presente no YouTube, de modo a servir como recurso didático-pedagógico para aprofundamento de temáticas atinentes à docência universitária para professores universitários em exercício e em formação, além de utilização de tais produções em disciplinas de formação pedagógica na pós-graduação stricto sensu. Ademais, o presente projeto pauta-se sob o viés da internacionalização em casa (BARANZELLI, 2019; MOROSINI, 2018; MOROSINI; NASCIMENTO, 2017; SANTOS; REIS, 2020) uma vez que contempla a participação de convidados estrangeiros e produções em outros idiomas, por exemplo. Espera-se como resultados da aplicação do presente projeto: a) a criação de um espaço digital de fomento à formação pedagógica de (futuros) professores universitários; b) a potencialidade e ressignificação da atuação e prática docente na educação superior; c) o aprofundamento da compreensão acerca da profissão docente e suas interlocuções com a educação superior; d) a reflexão sobre estratégias didático-pedagógicas para a docência universitária; e) entre outros. Por fim, entende-se que o presente canal digital no YouTube pode vir a servir como um espaço didático-formativo para a educação superior, contribua para a reflexão da docência e potencialize a formação pós-graduada dos estagiários de docência assistida da UFRN e, por extensão, externos à instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Integrante / Esther Caldiño Mérida - Integrante / Jardelino Menegat - Integrante / Vera Lúcia Ramirez - Integrante / Betânia Leite Ramalho - Integrante / Liliane dos Santos Gutierre - Coordenador / Alcio Farias de Azevedo - Integrante / Fernanda Nervo Faffin - Integrante / Edwin Lamberto Flores Rangel - Integrante / Gabriela Ibeth Navarro Díaz León - Integrante / Geórgia Cristiane Rodrigues - Integrante / Wguineuma Pereira Avelino Cardoso - Integrante / Carlos André Maciel Pinheiro Pereira - Integrante / Adriel Gonçalves Oliveira - Integrante.
(2021 - 2021) Filmes e Educação: estratégias didático-pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem no 2º Ano do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação (NEI/CAp/UFRN)
Descrição: Este projeto de extensão tem por objetivo desenvolver práticas didático-pedagógicas para os estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? NEI/CAp/UFRN, de modo a promover o processo de ensino-aprendizagem em um contexto interdisciplinar. Para tanto, o presente projeto caracteriza-se como uma pesquisa com abordagem qualitativa, com objetivo exploratório-descritivo e a pesquisa como procedimento técnico. Os sujeitos da pesquisa são 23 estudantes do 2º Ano Matutino do Ensino Fundamental da referida instituição. Os instrumentos de coleta de dados consistem nas gravações desenvolvidas nas aulas e nos registros dos dois professores da turma e do estudante bolsista que atuam na docência com os discentes. Ademais, este projeto tem duração de 9 meses, iniciando em abril de 2021 e finalizando em dezembro de 2021. A análise de dados pauta-se na análise de conteúdo. Como ações projeta-se a realização de oficinas com estudantes acerca da educação fílmica, bem como o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltadas à temática. Como principais resultados esperados, almeja-se: a) promover uma visão sistêmica acerca da educação fílmica na formação estudantil no ensino fundamental; b) desenvolver estratégias didático-pedagógicas para a melhor compreensão da educação fílmica em diferentes contextos; c) impulsionar a percepção de infantes sobre a educação fílmica; d) entre outras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Coordenador / Esther Caldiño Mérida - Integrante / Alma Rosa Hernández Mondragón - Integrante / Mariana Moya González - Integrante / Adriana Andrade Frich - Integrante / Betânia Leite Ramalho - Integrante / Alicia Rivera Morales - Integrante / Edwin Lamberto Flores Rangel - Integrante / Patrícia Regina Vieira Viana de Andrade - Integrante / Luiz Arthur Alves - Integrante.
(2021 - 2021) Ensino de programação com jogos digitais na Educação da Infância
Descrição: Os avanços tecnológicos têm proporcionado o desenvolvimento de diversas aplicações e equipamentos que são cada dia mais presentes no cotidiano das pessoas. Apenas para exemplificar, temos celulares com grande capacidade de processamento, casas inteligentes, carros autônomos, drones, aplicativos para análise do trânsito, monitoramento remoto de pacientes, etc., o que demonstra como estamos imersos nas tecnologias que são utilizadas para proporcionar melhor qualidade de vida. Neste sentido, pesquisadores têm concluído que a próxima geração de profissionais, seja das mais diversas áreas de atuação, terão que lidar de forma competente com as tecnologias. O domínio do Pensamento Computacional (WING, 2006) das linguagens da programação de computadores se tornarão habilidades relevantes para as mais diversas profissões. Assim, é vital para o desenvolvimento do país que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas desde o início da escolarização, alfabetizando tecnologicamente as crianças, a partir do desenvolvimento de práticas que permitam o acesso, a produção e a reflexão sobre as tecnologias, conforme indica o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação que foi publicado recentemente pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) [CIEB 2018]. Neste sentido, o presente projeto visa dar continuidade às ações de extensão desenvolvidas desde 2015, cujo principal objetivo é propiciar a formação tecnológica das crianças envolvidas, de modo a desenvolver competências técnicas no trato do pensamento computacional, assim como incentivar o espírito empreendedor, obtidos mediante o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de programação para crianças, tendo como lócus o Núcleo de Educação da Infância ? NEI/CAp/UFRN. Desta forma, seguem as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2010-2019 da UFRN, que visa contribuir com a inclusão social e a melhoria da qualidade do ensino. Para isso, propõe-se o ensino de programação de computadores baseado em técnicas lúdicas de Aprendizado Baseado em Jogos - ou Game-based Learning (PRENSKY, 2007), aproveitando a predisposição e interesse atual das crianças pelos jogos digitais. Em 2020, com a continuidade das ações do projeto, vivenciamos um novo momento histórico, em decorrência da pandemia do Covid-19, o que requereu um redimensionamento das propostas até então vivenciadas. Isso exigiu a construção de um novo formato, em caráter remoto. Além disso, tivemos o projeto experimentado em uma turma da Educação Infantil do NEI (Turma 4 ? crianças entre 6-7 anos de idade), concretizada por meio da dissertação de mestrado (ARAÚJO, 2020), defendida no PPGITE. Ao final do projeto, espera-se contribuir para a formação das crianças, dos professores e dos alunos de graduação e pós-graduação participantes, qualificando-os para um uso crítico, criativo e empreendedor das tecnologias e criando uma massa crítica de modo que o fomento à aquisição das habilidades do pensamento computacional no Ensino Fundamental possa ter continuidade e, principalmente, formar jovens com grande capacidade de resolver problemas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Integrante / Patrícia Regina Vieira Viana de Andrade - Integrante / SANDRO DA SILVA CORDEIRO - Coordenador / DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA MARANHÃO - Integrante / CIBELE LUCENA DE ALMEIDA - Integrante / MANOILLY DANTAS DE OLIVEIRA - Integrante / ELAINE SANTANA DE OLIVEIRA - Integrante / JEKSON MAFRA LIRA DOS SANTOS - Integrante / JANAÍNA SPEGLICH DE AMORIM CARRICO - Integrante / LUCINEIDE CRUZ ARAUJO - Integrante / KIVIA PEREIRA DE MEDEIROS FARIA - Integrante / MARIA JOSE CAMPOS FAUSTINO DA SILVA - Integrante / VANESSA BANDEIRA DOS SANTOS - Integrante / ISAURA DE FRANCA BRANDAO - Integrante / REBECA RAMOS CAMPOS DE OLIVEIRA - Integrante / PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA - Integrante / NEYSE SIQUEIRA CARDOSO - Integrante / PATRÍCIA RACHEL FERNANDES DA COSTA - Integrante / CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA - Integrante / BARBARA RAINARA MAIA SILVA - Integrante / CAMILA RODRIGUES DOS SANTOS - Integrante / TAYSE DE OLIVEIRA MAIA - Integrante.
(2020 - 2021) Profesionalización Docente: Énfasis con Metodología STEAM en Latinoamérica en Educación Primaria (RIED/OEA/UNESCO)
Descrição: El presente proyecto de extensión e internacionalización está vinculado a la Red Interamericana de Educación Docente perteneciente a la Organización de los Estados Americanos en colaboración con la Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (RIED/OEA/UNESCO). El equipo multidisciplinario es compuesto por investigadores de los siguientes países: Brasil, El Salvador, México y Venezuela. El objetivo general del proyecto fue Analizar de qué manera la metodología STEAM contribuye a la profesionalización de los docentes de Educación Básica de Latinoamérica, para potencializar el proceso de enseñanza-aprendizaje. Ya los objetivos específicos fueron: a) Identificar las características y estrategias de la metodología STEAM para el contexto educativo en Latinoamérica; b) Describir de qué forma el taller de metodología STEAM impacta en la práctica docente en los maestros de Educación Básica de Latinoamérica. Los temas que fueron trabajados en el proeycto fueron: a) Metodología STEAM; b) Estrategias que permiten desarrollar el pensamiento lógico y numérico; c) Metodologías para facilitar el aprendizaje de las ciencias; d) Uso de las TIC en educación; e) ¿Qué es la inteligencia artificial? y sus posibles usos en la educación; f) Metodología STEAM y su impacto en la educación. Por lo tanto, tuvimos 81 participantes de Latinoamerica por medio de un taller virtual. Los principales resultados a partir de la percepción de los docentes fueron que: a) Contribuyó a la profesionalización docente respecto a la metodología STEAM; b) Promovió a la reflexión de las prácticas pedagógicas en los diferentes niveles educativos; c) Sistematizó la metodología STEAM como un recurso pedagógico basado en el ABP; d) Estimuló a los docentes a la búsqueda e investigación respecto a la metodología STEAM; e) Impactó con la motivación docente para lograr aprendizajes significativos en los alumnos utilizando la metodología STEAM; f) Promovió la visión sistémica de la profesión docente en el contexto americano por medio de la internacionalización..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Integrante / Esther Caldiño Mérida - Coordenador / Edwin Lamberto Flores Rangel - Integrante / Abel Rojas Aguirre - Integrante / Delmy Angélica Duarte - Integrante / Maximiliano Bandres Díaz - Integrante.
(2019 - 2020) Estruturação do Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual Professora Lígia Navarro (Extremoz/RN): foco na gestão, na formação docente, no ensino e na aprendizagem
Descrição: O presente projeto de extensão tem por objetivo estruturar o Projeto Político-Pedagógico da Escola Estadual Professora Lígia Navarro, de modo a potencializar os processos de ensino, de aprendizagem, de formação docente e gestora da instituição. A pesquisa está inserida na linha de pesquisa ?Educação, Representações Sociais e Formação Docente? pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN). A instituição fica localizada na Praia de Pitangui, pertencente ao município de Extremoz, no Estado do Rio Grande do Norte. Atende aos anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio. As modalidades ofertadas são a regular e a EJA. O período de execução do projeto será de 15 meses, com início em julho de 2019 e término em setembro de 2020. A equipe de assessoria para o projeto contará com uma equipe técnica multidisciplinar compostas por graduandos, mestrandos, doutorandos e pesquisadores, especialistas nas grandes áreas do conhecimento ? Linguagens e Artes, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, de diferentes Instituições de Educação Superior ? IES. Os encontros ocorrerão de modo presencial e virtual. A metodologia utilizada possui cunho quanti-qualitativo, com objetivo exploratório-descritivo, utilizando a pesquisa-ação como procedimento técnico. Para tanto, os sujeitos da pesquisa serão: 4 gestores educacionais, 35 professores e 658 estudantes. A pesquisa será dividida em quatro fases. A primeira fase consiste na realização do panorama da escola, com a captação de indicadores referentes ao trabalho docente, aprendizagem discente, resultados nas avaliações internas e externas, dados da gestão e ações e documentos institucionais, entre outros. Para tanto, serão utilizados os dados pertencentes ao SIGEduc, Censo Escolar, IDEB, dados institucionais e outros. O término da primeira fase ocorrerá por meio de um relatório com os principais resultados do diagnóstico da escola e por uma atividade de socialização dos mesmo para a comunidade escolar. A segunda fase contemplará dois momentos: o primeiro será referente à aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para traçar o perfil sociodemográfico dos respondentes e para buscar elementos para a elaboração do PPP. Já no segundo momento serão realizados grupos focais com os gestores, professores e estudantes, para escutar e receber as demandas, de modo a trazer elementos que contemplem a necessidade de cada segmento educacional. A terceira fase contemplará a elaboração e sistematização do documento pela equipe da assessoria institucional e da escola, por meio de escrita colaborativa via Google Documentos. A quarta e última fase refere-se à socialização do documento com a comunidade escolar, validação do mesmo e realização de momentos formativos com todos os segmentos. A técnica de análise dos dados será, respectivamente, a análise de conteúdo ? para a parte qualitativa ? e a estatística descritiva ? para a parte quantitativa. Como principais resultados da pesquisa, espera-se que a estruturação do PPP da instituição possa: a) contemplar às expectativas da comunidade da Escola Estadual Professora Lígia Navarro; b) potencializar os processos de ensino, de aprendizagem, de formação docente e gestora; c) revitalizar a prática pedagógica institucional; d) trazer elementos para a melhoria dos indicadores de avaliação externa nas diferentes áreas do conhecimento; e) impulsione à práticas educativas mais voltadas à realidade da comunidade de Pitangui ? Extremoz/RN; f) entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Coordenador / Esther Caldiño Mérida - Integrante / João Batista Aeroldi Camargo - Integrante / Vera Lúcia Ramirez - Integrante / Ane Patricia Viana José de Mira - Integrante / Deivid de Souza Soares - Integrante / Elaine Conte - Integrante / Marcos Manoel da Silva - Integrante / Adilson Cristiano Habowski - Integrante / Júlio Paulo Cabral dos Reis - Integrante / Betânia Leite Ramalho - Integrante / Silcia Soares da Silva - Integrante / Roberto Rosa - Integrante / Mistênio Bertuleza de Araújo - Integrante / Wibison Menezes Silva - Integrante / Amanda Merici Oliveira do Nascimento Herculano - Integrante / Cláudia Cristina Silva de Oliveira - Integrante / Gabriel Fabrício de Souza - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
(2018 - 2022) Projeto Vale da Música e Cidadania: Educação Musical em espaços não-formais para o contexto de Bandas e Fanfarras na Cidade de Gravataí
Descrição: O projeto, decorrente de uma atividade de extensão e responsabilidade social, tem por objetivo geral oportunizar aos alunos pertencentes à rede pública de ensino da Cidade de Gravataí a aprendizagem da música como forma de cultura, educação e profissionalização, de modo a inserir-los no contexto das Bandas e Fanfarras provomendo a cidadania, a ética, as relações interpessoais, visando a formação humana e integral no âmbito não-formal de ensino e aprendizagem, por meio de uma práxis pedagógica atenta às demandas da atual sociedade do conhecimento. Tem como prinicipais objetivos específicos: a) Formar integralmente crianças e adolescentes da da Cidade de Gravataí por meio da educação musical no âmbito das bandas e fanfarras; b) Promover o acesso à aprendizagem da teoria musical por meio de aulas dinânimas e por meio de metodologias ativas; c) Desenvolver a prática de instrumento musical no cenário das bandas e fanfarras; d) Oportunizar, via desenvolvimento pessoal e meritocrático, a incorporação do aluno partícipe do projeto junto às atividades do grupo sênior da Banda Musical Morada do Vale (BMMV); e) Fomentar o desenvolvimento do espírito de cidadania, solidariedade, afetividade e musicalidade mediante práticas educativas destinadas à promoção da autonomia discente. A metodologia utilizada possui abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e procedimento técnico do tipo pesquisa-ação. O projeto terá um ciclo formativo composto por momentos pedagógicos contemplados pela teoria musical, prática de instrumento, marcha e alinhamento, inserção às atividades de bandas e fanfarras, harmonia, entre outras. Como principais resultados do projeto, espera-se que, além da inserção das crianças e adolescentes junto às atividades da banda Musical Morada do Vale (BMMV), o mesmo possa potencializar o processo de profissionalização juvenil no campo da música para vagas e oportunidades do mercado de trabalho em cenário nacional, quer seja na iniciativa pública ou privada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Coordenador / João Batista Aeroldi Camargo - Integrante.