(2022 - 2022) Teorias da Aprendizagem: implicações para os processos de ensino-aprendizagem nos diferentes contextos em tempos de pandemia da COVID-19
Descrição: O presente projeto de ensino tem por objetivo geral potencializar a formação dos estudantes de licenciatura do 3º período do Curso de Letras Libras pertencente ao Departamento Acadêmico de Libras vinculado ao Núcleo de Ciências Humanas do Campus de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (DLIBRAS/NCH-PVH/UNIR) no campo das teorias das aprendizagens no contexto escolar voltado às práticas pedagógicas na educação básica. Para tanto, os sujeitos envolvidos (17 acadêmicos) no projeto participarão de fases atinentes ao seu processo formativo no componente curricular "Psicologia Educacional" (DAL00101) ministrada em 2021.2. O projeto será composto por cinco fases, a saber: 1ª) Definir nos grupos a temática dentro do eixo para focar na elaboração e proposição de um Plano de Ação para uma intervenção pedagógica; 2ª) Selecionar elementos, dados de pesquisa e demais informações para a elaboração e proposição da intervenção pedagógica; 3ª) Elaborar um Plano de Ação para a realização de uma intervenção pedagógica em uma escola de educação básica; 4ª) Produzir o material audiovisual e textual com os componentes do grupo e; 5ª) Socializar nas mídias digitais e participar do Seminário a ser realizado em parceria entre UNIR, UFRN, CIE México e CEUX México. Cabe destacar que o projeto de ensino possui um viés da abordagem da internacionalização em casa, uma vez que contará com a participação de professores-pesquisadores de Instituições de Educação Superior (IES) nacionais e internacionais, tendo como o país estrangeiro parceiro, o México. A avaliação discente será realizada por meio da avaliação contínua de cada fase do projeto pelo docente da disciplina. A proposição do referido Seminário intitulado: "Teorias de Aprendizagem, Práticas Pedagógicas e Psicologia Educacional na Educação Básica", culminância do projeto de ensino, será uma atividade da disciplina com abertura para a comunidade universitária na modalidade remota. Como resultados do presente projeto, espera-se que os licenciandos: a) Compreendam a importância das teorias da aprendizagem para a formação discente e atuação do professor na educação básica; b) Reconheçam a Psicologia Educacional como um campo fulcral para a formação docente e os processos de ensino-aprendizagem; c) Elaborem Planos de Ações para pensar em intervenções pedagógicas na educação básica; d) Produzam materiais audiovisuais para a socialização de propostas pedagógicas; e) Reflitam sobre o fazer docente em diferentes contextos no âmbito no cenário da COVID-19. Por fim, destaca-se que, este projeto de ensino, também, vincula-se ao Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (DACED-PVH/UNIR), haja vista a vinculação do professor do componente curricular no referido Departamento. O projeto foi homologado pelo Conselho do DACED-PVH/UNIR em 10 de maio de 2022..
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Coordenador / Esther Caldiño Mérida - Integrante / Betânia Leite Ramalho - Integrante / Isauro Beltrán Nuñez - Integrante / Rozicleide Bezerra de Carvalho - Integrante / Edwin Lamberto Flores Rangel - Integrante / Eliane dos Santos Silva - Integrante / ELIANE SOARES ALMEIDA DE MOURA - Integrante / GEANNE MENDES PEREIRA - Integrante / JOSE CARLOS GONÇALVES FURTADO FILHO - Integrante / LILIANE MORAES GOMES - Integrante / LUCIVAL LEMOS DAS NEVES - Integrante / MARIA DO ROSÁRIO FELÍCIO DA SILVA - Integrante / MESSIAS LACERDA DE SOUZA - Integrante / MICHELLE MOREIRA DOS SANTOS - Integrante / MILLENA VITÓRIA DAMASCENO ALVES DE MORAIS - Integrante / NATIELLEN POLIANA DE SOUZA - Integrante / SHEILA APARECIDA SOUZA - Integrante / SILMARA NASCIMENTO DA SILVA - Integrante / SILVANA AZEVEDO E SILVA - Integrante / SUELEN DA SILVA LEIGUE - Integrante / TALINY VICTORIA SIMPLÍCIO DOS SANTOS - Integrante / WANDES SANTOS LEAO MIRANDA - Integrante.
(2020 - 2021) A formação discente no ensino médio integrado do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ibirité com aporte da metodologia interdisciplinar: uma formação para a cidadania
Descrição: A interdisciplinaridade pode ser compreendida como uma metodologia que contribui potencialmente a área Educacional. Seja no processo ensino-aprendizagem, na formação acadêmica ampla e/ou na formação discente para exercer a sua cidadania de forma crítica e/ou autônoma. Ao voltar-se para o ensino médio, sem especial, o ensino médio integrado da rede federal limitando ao Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ibirité - e ainda, pela relevância da interdisciplinaridade na área educacional, relatadas em pesquisas acadêmicas/teóricas e aplicadas, bem como, sendo proposta nas diretrizes de documentos oficiais brasileiros para este nível de escolaridade cria-se este projeto de ensino com o objetivo de utilizar a metodologia interdisciplinar nos cursos integrados do IFMG campus Ibirité. Com o amadurecimento do projeto expandir o mesmo para os cursos concomitantes e superior. O projeto, não prioriza substituir outras metodologias e/ou ser a única forma de construir conhecimentos ou contribuir a formação discente, no campus, nas várias esferas: social, política, econômica, científica dentre outras. Porém, o projeto se configura em uma prática pedagógica complementar/agregadora as ações educacionais já instauradas/realizadas no campus. Além, corroborara com as diretrizes de documentos oficiais brasileiros para este nível educacional e a formação discente/docente. Palavras-chave: Interdisciplinaridade; ensino-aprendizagem; construção de conhecimentos.
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Integrante / Júlio Paulo Cabral dos Reis - Coordenador / Gustavo Pereira Pessoa - Integrante / Fernanda do Nascimento Costa - Integrante / Thais de Carvalho Felicori - Integrante / Ludmila de Miranda Rodrigues Silva - Integrante.