(2022 - 2022) TERRITORIALIZAÇÃO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE - perspectivas para superar vulnerabilidades no marco dos ODS 2030/UNESCO
Descrição: O IV WORKSHOP REDE TISSE/2022 é um evento anual que reúne pesquisadores, gestores de políticas públicas, professores, estudantes e convidados interessados em ampliar seus conhecimentos sobre processos de planejamento estratégicos e inteligentes para redes/sistemas de ensino e outras instâncias da gestão da educação e áreas correlatas. Propõe-se, dentre seus objetivos, a desenvolver estudos para induzir comportamentos espaciais e multifatoriais, a partir de indicadores de vulnerabilidades sociais, educacionais e territoriais; promover transferência de conhecimentos resultantes de projetos inovadores e conducentes à (re)organização de sistemas educativos nos moldes de um território inteligente, saudável e sustentável; a promover interfaces entre universidades, instituições públicas e privadas e sistemas de ensino, buscando potencializar processos de inovação suportadas por mí dias digitais e tecnológicas; promover formações de pesquisadores, gestores, professores e técnicos acerca dos conhecimentos e temas que perpassam a REDE TISSE: territorialização, inteligência, sustentabilidade nos âmbitos social e educativo, entre outros. Elegemos os seguintes temas para comporem os painéis que estruturam a Programação desse IV Workshop: 1. Múltiplas vulnerabilidades territoriais diante do envelhecimento da população em Ibero-América: dimensões, consequências e estereótipos; 2. Apropriação de conhecimentos e habilidades tecnológicas digitais para as mudanças sociais, educativas e territoriais; 3. Demandas de políticas públicas e perspectivas inovadoras para potencializar a gestão do território; 4. Inovações tecnológicas digitais e disruptivas para suplantar vulnerabilidades sociais, educativas e territoriais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Coordenador / Betânia Leite Ramalho - Integrante / Frederico Araújo da Silva Lopes - Integrante.
(2022 - 2022) I Workshop de Propostas e Apresentações de Pesquisas em Inovação em Tecnologias Educacionais (PALPITE)
Descrição: O Workshop de Propostas e Apresentações de Pesquisas em Inovação em Tecnologias Educacionais (PALPITE) do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) é uma atividade acadêmica anual que oportuniza aos estudantes fazer conhecer os projetos que estão em fase de desenvolvimento. Na ocasião, os discentes apresentam os seus projetos de pesquisa para os seus pares, entusiastas sobre pesquisas e inovações no âmbito educacional e para uma banca de professores que analisa e comenta o trabalho apresentado..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (28) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Integrante / Géssica Fabiely Fonseca - Integrante / Flavia Roldan Viana - Integrante / SANDRO DA SILVA CORDEIRO - Integrante / CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA - Integrante / Dennys Leite Maia - Integrante / Apuena Vieira Gomes - Integrante / Ismenia Blavatsky de Magalhães - Integrante / Maria Cristina Leandro de Paiva - Integrante / Isabel Dillmann Nunes - Coordenador / Cibelle Amorim Martins - Integrante / Max Leandro de Araújo Brito - Integrante.
(2022 - 2022) Acolhimento discente no curso de Pedagogia da UNIR
Descrição: O Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, por meio de seus docentes que atuam na graduação e pós-graduação, juntamente com egressos do curso de Pedagogia e/ou discentes das pós-graduações vinculadas ao Departamento, leva aos discentes ingressantes (calouros), discentes de outros períodos e comunidade externa à UNIR, informações e conhecimentos capazes de orientar, ensinar e promover desenvolvimento e experiência com diferentes universos e possibilidades de ?ser aluno da UNIR". As atividades/ações visam a promoção do desenvolvimento e de capacidades necessárias à compreensãoda estrutura e organização das atividades acadêmicas universitárias, bemcomo a construção de conhecimentos de diferentes campos. As atividadesenvolvem apresentações e discussões sobre temas como: (1) o Departamento, seus professores e técnica; (2) o curso, sua estrutura curricular e possibilidades de participação; (3) universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão, entre outros. Evento realizado no período de 12/09/2022 a 16/09/2022, com carga horária máxima de 16 horas para os participantes, com necessidade de participação de, no mínimo, 75% das atividades para certificação..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Integrante / Juracy Machado Pacífico - Integrante / Edna Maria Cordeiro - Integrante / Josemir Almeida Barros - Integrante / Marlene Rodrigues - Integrante / Tharyck Dryely Nunes Rodrigues Fontineles - Integrante / Josué José de Carvalho Filho - Integrante / Rafael Christofoletti - Coordenador / Marilsa Miranda de Souza - Integrante / Márcia Machado Lima - Integrante / Maria Berenice Alho da Costa Tourinho - Integrante / Luciana Batista do Prado - Integrante / Andressa Lima da Silva - Integrante / Christian Otto Muniz Nienov - Integrante.
(2022 - 2022) RIED/OEA - Políticas Públicas en Formación Docente en STEM
Descrição: Los Equipos Temáticos de la RIED conformados por profesionales, comprometidos a colaborar internacionalmente en proyectos relacionados con la formación docente STEM en políticas públicas, programas y prácticas. El trabajo se llevó a cabo de abril a noviembre de 2022 a través de reuniones virtuales quincenales de colaboración, facilitadas por un miembro de la RIED. Juntos, los participantes discutieron acerca de los elementos presentes en la educación STEM en relación con la práctica docente y la formación de profesores. Un producto de esta discusión ha sido la elaboración de instrumentos de valoración, que permitieron evaluar los productos realizados dentro de los programas de la fase IV de la RIED, con las cuales se han elaborado una serie de recomendaciones para la formación docente en STEM en las Américas. Este trabajo será primordial para proporcionar orientación para la próxima fase de la RIED y ha sido compartido en tres conferencias en el Seminario Anual de la RIED, celebrado el 8 y 9 de noviembre..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Coordenador / Esther Caldiño Mérida - Integrante / Edwin Lamberto Flores Rangel - Integrante / Delmy Angélica Duarte - Integrante / Patricia Moraes - Integrante / Carmen del Pilar Suarez Rodriguez - Integrante.
(2019 - 2022) Pedagogia universitária e qualidade da educação superior: foco na constituição docente e práticas educativas na graduação e pós-graduação stricto sensu no Brasil e México
Descrição: Este projeto de internacionalização tem por objetivo investigar a constituição docente e práticas educativas desenvolvidas na graduação e pós-graduação stricto sensu no Brasil e no México. Está inserido na linha de pesquisa ?Educação, Representações Sociais e Formação Docente? pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN). Também é parte integrante dos respectivos grupos de pesquisa: a) Práticas Educativas e Indicadores de Qualidade da Educação ? UNILASALLE/Canoas; b) Núcleo de Estudos sobre Tecnologias da Educação ? NETE/UNILASALLE e; c) Gestión, Liderazgo y Calidad en las Instituciones Educativas ? ULSA México. Está associado à Rede Ibero-americana de Pedagogia ? REDIPE/Colômbia e à Associação Ibero-americana de Docência Universitária ? AIDU/México. A metodologia utilizada possui abordagem quanti-qualitativa, objetivo exploratório-descritivo e tem como procedimento técnico o estudo de caso. Para tanto, ações serão desenvolvidas no âmbito do projeto, com início em agosto de 2019 e término em setembro de 2020, a saber: a) pesquisas do tipo estado da arte sobre a pedagogia universitária e qualidade da educação superior no contexto brasileiro e mexicano; b) palestras presenciais e virtuais sobre a temática em tela; c) estudos em parceria com os membros do projeto para eventos científicos, artigos em periódicos e capítulos de livro; d) atividade de ensino no contexto brasileiro e mexicano; e) dentre outras. Deste modo, se propõe uma missão de estudos para o México no primeiro semestre de 2021, com duração média de 30 dias para aprofundar as atividades do projeto de internacionalização para com as seguintes Instituições de Educação Superior (IES): a) Universidad La Salle ? ULSA; b) Universidad Pedagógica Nacional ? UPN; c) Universidad Marista ? UMA; d) Universidad Nacional Autónoma de México ? UNAM Campus Morelia; e) Universidad de Cuautitlán Izcalli (Plantel Balcones) ? UCIB e; f) Centro de Estudios Superiores en Educación ? CESE. Ao longo do projeto serão realizados estudos em parceria, caracterizando-se por tanto misto. As técnicas de análise dos estudos serão discutidas em cada caso. Como principais resultados deste projeto, espera-se que ao final se possa: a) compreender melhor como se dá a constituição do docente universitário no âmbito da graduação e pós-graduação stricto sensu no Brasil e no México; b) identificar práticas educativas exitosas nos dois países; c) desenvolver ações reflexivas voltadas ao ensino, à pesquisa e extensão; d) potencializar a produção acadêmica no PPGED/UFRN..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Guilherme Mendes Tomaz dos Santos - Coordenador / Esther Caldiño Mérida - Integrante / Vera Lúcia Ramirez - Integrante / Alma Rosa Hernández Mondragón - Integrante / Karina Trejo Sánchez - Integrante / Ane Patricia Viana José de Mira - Integrante / Deivid de Souza Soares - Integrante / Elaine Conte - Integrante / Marcos Manoel da Silva - Integrante / Adilson Cristiano Habowski - Integrante / Adriana Andrade Frich - Integrante / Júlio Paulo Cabral dos Reis - Integrante / Betânia Leite Ramalho - Integrante / Silcia Soares da Silva - Integrante / Roberto Rosa - Integrante / Mistênio Bertuleza de Araújo - Integrante / Wibison Menezes Silva - Integrante / Amanda Merici Oliveira do Nascimento Herculano - Integrante / Cláudia Cristina Silva de Oliveira - Integrante / Gabriel Fabrício de Souza - Integrante / Victor Hugo Coria González - Integrante / Rubén Altamirano - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.